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FAQ

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ABERTURA DE FIRMA
- O que é abertura de firma?

A abertura de firma é o depósito da assinatura padrão de uma pessoa, em cartão que ficará arquivado em Cartório.

AUTENTICAÇÃO
- O que é autenticação?

A autenticação é o ato pelo qual, o tabelião ou escrevente autorizado, certifica que a cópia reprográfica de um documento confere com o documento original, que lhe foi apresentado. Autenticar significa tornar autêntico.

CERTIDÃO
- Quais os tipos de Certidão?

Existem vários tipos de certidões que atendem a diferentes propósitos. São elas:

  1. Certidão de propriedade ou certidão atualizada do imóvel;
  2. Certidão de Filiação;
  3. Certidão Negativa;
  4. Certidão de Cadeia Dominial.
PREÇOS DOS EMOLUMENTOS 2023
- Quais são os valores dos serviços cobrados pelo cartório?

Os preços dos serviços são tomados com base no provimento emitido pelo TJMT. A partir de Janeiro de 2023 passou a vigorar os preços do PROVIMENTO-TJMT/CGJ 46/2022-CGJ de 14 de dezembro de 2022.

Para obter o arquivo com a relação de preços, clique nesse link: Preços dos emolumentos 2023 Clique aqui

RECONHECIMENTO DE FIRMA
- Quais são os tipos existentes de reconhecimento de firma?

Existem 2 tipos: por

  1. AUTENTICIDADE ou por
  2. SEMELHANÇA.
  • No reconhecimento por AUTENTICIDADE, o depositário da assinatura comparece ao Cartório para identificação da sua digital.
  • No reconhecimento por SEMELHANÇA, será realizada a comparação da assinatura constante do documento apresentado com a assinatura cadastrada na Serventia, sem a presença do depositário. Para tanto o tabelião analisará o teor do documento, a fim de averiguar se esse documento pode ter a firma reconhecida por essa modalidade.
- O que é reconhecimento de firma?

O Reconhecimento de Firma é o ato no qual o tabelião reconhece a firma de alguém, declara que a assinatura posta no documento apresentado é verdadeiro ou ao menos semelhante com a que se encontra registrada na abertura de firma dessa determinada pessoa.
O ato é validado pelo tabelião ou escrevente com fé pública, que faz a análise dos aspectos grafotécnicos entre as assinaturas.

REGISTRO DE IMÓVEIS
- Quais são os documentos necessários para registrar minha escritura de compra de imóveis ou lote urbano?

Deverá ser requerido no registro de imóveis, assistido por advogado.
Para requerê-lo, é necessária a comprovação de ocupação do imóvel durante um certo período de tempo (no mínimo 05 anos).